quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias no Maternal , bem como em todo o processo de infância, auxilia no trabalho do imaginário infantil.

"Levar o faz de conta até as crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história.
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação."


As "Tias" da turminha do Maternal, levam bem a sério esse trabalho de contação de histórias a fim de garantir o desenvolvimento dos pequeninos. 

Tia Valeska no pátio, conta história na rodinha, utilizando fantoche.







Tia Valeska conta história com avental de fantoches
 












"Tia" Eleonora conta história com o Avental de Fantoches 
 












2 comentários:

  1. Contar histórias é ajudar a criança a viajar, ir de encontro ao imaginário infantil, oferecer possibilidades, construir opiniões...

    ResponderExcluir
  2. CONTAR HISTÓRIAS É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR... MAS QUE NA IMAGINAÇÃO ACABAMOS INDO MUITO LONGE... OUVIR, LER É MUITO BOM E IMPORTANTE PARA TODOS NÓS! PARABÉNS TIAS!!!

    ResponderExcluir